Intervalos. Resolvi fazer um resumo do conteúdo que eu possuo sobre intervalo, tirado de livros e sites, para explicar nesse pequeno tutorial.
Intervalo é à distância entre duas notas. Os Intervalos equivalem aos números dos graus das notas da escala diatônica. Os graus são representados em algarismos romanos tendo cada nota de acordo com a sua ordem na escala a partir da tônica um grau equivalente, portanto o número do grau está vinculado ao nome da nota.
Vamos exemplificar na escala de C:
Notas da Escala Diatônica /Graus/ Intervalos
C I T (tônica)
D II 2M (segunda maior)
E III 3M (terça maior)
F IV 4j (quarta justa)
G V 5j (quinta justa)
A VI 6M (sexta maior)
B VII 7M (sétima maior)
C VIII 8j (oitava justa)
D II (oitavado) 9M (nona maior)
E III (oitavado) 10M (décima maior)
F IV (oitavado) 11j (décima primeira justa)
G V (oitavado) 12j (décima segunda justa)
A VI (oitavado) 13M (décima terceira maior)
Os intervalos pode ser
simples ou
compostos: Intervalos Simples são aqueles que estão contidos até a oitava.
(T, 2, 3, 4, 5, 6, 7,
Intervalos Compostos são aqueles maiores que oitavas.
(9, 10, 11, 12, 13)
O intervalo será
melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou
harmônico, caso sejam executados no mesmo instante.
Melódico: Pode ser classificado quanto:
A posição do segundo som em relação ao primeiro. Assim, o intervalo será ascendente se o segundo som for de maior freqüência (mais agudo) que o primeiro e será descendente caso o segundo som seja de menor freqüência (mais grave) que o primeiro.
À distância entre os dois sons. Será conjunto o intervalo que dista de um ou dois semitons (somente o intervalo de segunda) entre as notas e serão disjuntos todos os outros.
Intervalo harmônico O intervalo harmônico pode ser classificado somente quanto à distância entre os dois sons.
Os nomes dos intervalos da escala diatônica são dados pela distancia entre as notas, isto é, distância de segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, etc., mais o designativo que indica se a freqüência entre os intervalos são mais ou menos consoantes - intervalo justo, menor, maior, aumentado, diminuto. Temos os seguintes intervalos:
Primeira justa: sem intervalos entre os dois sons.
Segunda
Menor: distância de um semitom entre os sons.
Maior: distância de dois semitons entre os sons.
Terça
Menor: distância de três semitons entre os sons.
Maior: distância de quatro semitons entre os sons.
Quarta justa ou quarta: distância de cinco semitons entre os sons.
Quarta aumentada ou quinta diminuta: distância de seis semitons entre os sons.
Quinta justa ou quinta: distância de sete semitons entre os sons.
Sexta
Menor: distância de oito semitons entre os sons.
Maior: distância de nove semitons entre os sons.
Sétima
Menor: distância de dez semitons entre os sons.
Maior: distância de onze semitons entre os sons.
Oitava justa ou oitava: distância de doze semitons entre os sons.
Um intervalo menor, quando diminuído de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo maior, quando aumentado de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.
Um intervalo justo, quando diminuído de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo justo, quando aumentado de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.
Fiz uma tabelinha para exemplificar legal:
Só um exemplo na formação de Cm por exemplo T 3b e 5, esse 3b quer dizer que o intervalo é de um tom e meio entre e tonica e a terça, e não que é bemol.
Outro exemplo é a formação do Cº, T 3b 5b 7b, tanto a 3b quanto a 5b quanto a 7b,representam a distancia do intervalo com relação a tonica, não confunda com bemol.